Home / Aula de Spinning / Spinning E Suas Vantagens Para Quem Sofre De Dores No Joelho

Spinning E Suas Vantagens Para Quem Sofre De Dores No Joelho

Praticar exercícios físicos só traz benefícios, no entanto, aqueles que sofrem de dores nas articulações têm maiores limitações. Por isso que conhecer o spinning e suas vantagens para quem sofre de dores no joelho é essencial!

As dores no joelho não são exclusivas dos idosos e, hoje, o incômodo acomete cada vez mais as pessoas mais jovens. Os problemas com postura e a prática errônea de exercícios na academia são os maiores precursores das dores.

O problema é que o melhor tratamento para o quadro são os próprios exercícios físicos. Mas como praticar atividades sendo que elas mesmas podem causar os incômodos? É importantíssimo saber qual atividade escolher.

Como o spinning ajuda nas dores no joelho

Saber mais sobre o spinning e suas vantagens para quem sofre de dores no joelho é fundamental para aquelas pessoas que sofrem de dores no joelho e que, obviamente, desejam acabar com esse incômodo.

O spinning é uma atividade física feita nas bicicletas ergométricas e as aulas são conduzidas por professores. Ele é altamente recomendado para quem sofre com essas dores porque o exercício é realizado sem sobrecarregar o joelho.

Apesar de um árduo trabalho com as pernas, a bicicleta retira o impacto sobre os joelhos. Dessa forma, as articulações são fortalecidas sem serem mais desgastadas.

As dores vão sumindo aos poucos e em alguns meses já é possível retornar a quaisquer atividades físicas (desde que tudo seja feito de forma gradual e com o acompanhamento de um profissional).

Além desse efeito direto, o spinning é um exercício que proporciona uma queima calórica muito grande. Uma aula pode queimar mais de 700 calorias.

Consequentemente, é uma ótima forma de emagrecer. O excesso de peso também sobrecarrega os joelhos, causando dores no joelho. Ao perder peso esse agravante é eliminado e, assim, as dores são reduzidas.

Atenção à postura é fundamental para as dores no joelho

Apesar de as aulas de spinning serem extremamente vantajosas às dores no joelho é preciso tomar muito cuidado com a postura. Praticar exercícios de maneira errada pode causar diversas consequências negativas.

É claro que o instrutor deve orientar o aluno de forma correta, mas saber previamente como praticar o exercício é interessante:

  • Não é recomendado segurar no guidão da bicicleta e apoiar todo o peso do corpo, pois isso pode causar dores nos ombros.
  • O banco deve ficar posicionado na altura do quadril.
  • Ao pedalar, a pressão no pedal deve ser direcionada para baixo.
  • Os cotovelos e punhos devem se manter em linha reta, assim como devem estar alinhados com os ombros.
  • Os joelhos não devem, de forma alguma, bater no guidão da bicicleta ou ficar muito próximo a ele. Quando há a impressão de batê-los ao pedalar é comum encolhê-los e isso faz com que a postura fique errada.
  • Começar com um pedalar mais lento para, depois, aumentar a intensidade do movimento.

Outros benefícios das atividades físicas

Seja spinning ou qualquer outra atividade física, a prática de exercícios é imprescindível para quem deseja qualidade de vida.

Uma rotina de exercícios proporciona perda de peso; tonificação muscular; aumento de flexibilidade; fortalecimento dos sistemas cardíacos, respiratórios, circulatórios e imunológicos; diminui a chances de diabetes e colesterol; etc.

Além de todos os benefícios à saúde física, a saúde mental também é muito trabalhada. Atividades físicas melhoram o humor e diminuem os efeitos de depressão e ansiedade.

Há diversas possibilidades, o importante é alinhar os benefícios das atividades – como aliviar as dores no joelho – com o prazer em praticá-las. Para saber mais, o blog da Pratique Fitness tem diversas informações sobre o assunto.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *