Home / Natação infantil / Para que serve a natação infantil?

Para que serve a natação infantil?

A natação infantil tem se expandido muito nas últimas décadas e se tornou febre, sobretudo nas grandes cidades.

Esse elemento populariza as aulas de natação para crianças, mas é preciso ter atenção sobre onde matricular seu filho. Saiba para que serve a natação infantil e os benefícios dessa atividade física para as crianças!

Como são as aulas de natação infantil

Para saber para que serve a natação infantil, veja como são as aulas de natação voltadas para crianças!

A natação para crianças depende bastante da idade. Atualmente, o público infantil já frequenta as academias de natação desde muito cedo e, quanto mais pequenas, maior o conteúdo de ludicidade que deve estar presente durante as aulas.

Geralmente as aulas de natação são divididas, além da idade, por nível de desenvolvimento nas atividades.

Em geral as atividades são divididas da seguinte forma:

  • Adaptação

Fase em que são propostas atividades lúdicas para que as crianças aprendam os primeiros movimentos da natação. É uma das fases mais importantes onde se inicia o contato com a água.

  • Iniciação

Nessa etapa são introduzidas as técnicas iniciais da natação. Em geral, mesmo as crianças pequenas já aprendem a nadar crawl, costas e pernada de peito. Mesmo nessa etapa a criança precisa de atividades lúdicas para aprender, por isso, quanto mais brincadeiras tiver no método proposto, melhor!

  • Aperfeiçoamento

As aulas de aperfeiçoamento podem se subdividir em até três níveis e são ideias para crianças que já sabem as técnicas básicas de natação. Na fase de aperfeiçoamento as crianças se aprofundam nos conhecimentos do nado borboleta.

As aulas de aperfeiçoamento também são a etapa onde o condicionamento físico é desenvolvido. Como a criança já sabe nadar, as aulas podem trabalhar velocidade e até pequenas competições com o intuito de condicionar o corpo dos pequenos.

Saiba para que serve a natação infantil.

Para que serve a natação infantil

Os benefícios da natação infantil são inúmeros e podemos citar entre os principais:

  • consciência corporal aumentada
  • prevenção de acidentes
  • melhora da coordenação motora
  • desenvolve e fortalece a capacidade cardiovascular
  • socializa
  • garante autonomia
  • estabelece rotina menos sedentária às crianças
  • insere a criança em um esporte

A natação infantil possui ima infinidade de funções na vida da criança e pode também ser bastante importante para melhorar condições de saúde ou prevenir algumas doenças crônicas.

Natação para saúde das crianças

Para saber para que serve a natação infantil é importante conhecer os benefícios dessa atividade para as crianças.

  • capacidade respiratória

A natação desenvolve muito a capacidade cardíaca e respiratória, por isso ela é uma atividade física muito recomendada para evitar quadros crônicos de doenças respiratórias como asma ou bronquite ou ainda para crianças que tenham tido pneumonias em sequência.

Isso porque o fortalecimento da função respiratória auxilia muito na prevenção e tratamento desse tipo de doença que necessita de um pulmão forte e capacidade respiratória aumentada.

  • aumento da mobilidade

Para quadros em que a criança necessite desenvolver capacidade motora, como crianças em reabilitação de cirurgias ou crianças com necessidades especiais, por exemplo, a natação é a atividade física mais indicada.

Isso porque dentro da água os movimentos do corpo ganham leveza e são mais fáceis de serem executados, no entanto, o condicionamento físico é potente.

Por isso, crianças com qualquer problema de mobilidade devem fazer aulas de natação. Essa atividade é ainda indicada para todas as crianças porque a função motora é primordial para o bom desenvolvimento do corpo como um todo.

Agora que você já sabe as vantagens e para que serve a natação infantil, não deixe de procurar uma das Unidades da Pratique Fitness e matricular seu filho na melhor aula de natação da região de Belo Horizonte!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *