Home / Saúde / Exercícios aumentam a felicidade

Exercícios aumentam a felicidade

Fazer atividades físicas deixa o ser humano mais feliz! Uma notícia muito boa, principalmente para motivar quem não gosta muito de se movimentar. Os exercícios aumentam a felicidade por estimular o organismo a produzir os “hormônios da felicidade”.

Os “hormônios da felicidade” são: endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina.

Eles são substâncias químicas produzidas no cérebro e que quando liberadas pelo organismo dão ao indivíduo a sensação de bem estar, alegria, euforia e motivação.

Então, se depende do organismo a produção desses hormônios a felicidade pode ser encarada como um processo biológico?

Por um lado sim!

Se analisarmos o comportamento do organismo diante de situações de alegria e felicidade, podemos utilizar essa informação para conseguir provocar no organismo voluntariamente essa sensação.

Exercícios aumentam a felicidade e deixa o corpo saudável

Os exercícios aumentam a felicidade e ainda deixa o corpo saudável e bonito!

Atualmente já sabemos o que pode ser feito para aumentar a liberação dessas substâncias químicas, os hormônios da felicidade, no organismo, e a prática de exercícios físicos está entre os métodos mais eficientes para isso.

E esse benefício vale para qualquer tipo de atividade física, o processo ocorre da seguinte maneira:

Ao movimentar o corpo com as atividades físicas há um aumento da frequência cardíaca e estimula o organismo a produzir mais e liberar mais serotonina no organismo.

As atividades regulares também atuam aumentando o nível de triptofano no cérebro, que é um aminoácido usado na produção de serotonina.

A endorfina age gerando um estado de euforia, estabiliza a frequência cardíaca e regula a pressão arterial, ela também age no relaxamento do corpo.

Além disso, a prática de atividades físicas reduz os níveis de estresse e aumenta a autoestima do praticante, também contribuindo para o aumento da felicidade.

Por todos esses motivos, a prática de atividades físicas pode ser muito benéfica para pessoas que estão em estado depressivo, de ansiedade ou de desânimo.

Outros benefícios da prática regular de atividades físicas são:

  • Melhora a saúde dos músculos e das articulações;
  • Aumenta a amplitude dos movimentos;
  • Da maior elasticidade e flexibilidade;
  • Tonifica os músculos;
  • Melhora o desempenho dos sistemas cardiovascular e cardiorrespiratório;
  • Melhora a postura;
  • Aumenta a imunidade;
  • Ajuda a prevenir a osteoporose;

Como vimos, fazer atividades físicas só trás benefícios a saúde, com apenas alguns minutos de dedicação a prática é possível ser beneficiado com tudo o que citamos acima.

Combine os exercícios físicos com uma boa alimentação

Exercícios aumentam a felicidade, mas uma boa alimentação junto com a prática de exercícios físicos são fatores fundamentais e complementares para ter um corpo saudável.

É através da boa alimentação que o corpo retira energia para a prática das atividades físicas.

Vimos que os hormônios da felicidade são produzidos no organismo, no cérebro, e para manter o cérebro em bom funcionamento, uma alimentação rica em nutrientes é essencial, ou seja, a alimentação também é responsável por contribuir com o aumento da felicidade.

Existem alimentos que são considerados combustível para o cérebro, se é lá que acontece o processo de despertar a sensação de felicidade, por que não procurar dosar esses combustíveis nas refeições?

Esses alimentos são: Peixes, nozes e castanhas, brócolis, espinafre, abacate, soja, suco de uva, azeite, chá, chocolate amargo, amêndoas, gergelim, amendoim e óleo de canola.

Os nutrientes presentes nesses alimentos melhoram as conexões entre os neurônios.

Conheça a Pratique Fitness, uma academia excelente para praticar atividades físicas, lá você tem várias opções de modalidades de exercícios para escolher.

Os exercícios aumentam a felicidade, a sensação de bem estar, a saúde e a aparência do corpo, por outro lado, o sedentarismo desencadeia diversos tipos de doenças. Alguns minutos por dia para movimentar o corpo já é o suficiente para sair do sedentarismo e evitar todos os males que ele causa.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *