Home / Aula de Zumba / Crossfit É Recomendado Para A Terceira Idade?

Crossfit É Recomendado Para A Terceira Idade?

Crossfit. Quando alguém fala dessa modalidade, a primeira coisa que vem à cabeça é a prática de exercícios pesados. Já que é assim, então é lançada a pergunta: crossfit é recomendado para a terceira idade?

Bom, esse artigo está aqui justamente para dar a resposta, lógico. Mas ele não vai se limitar só a dizer que sim ou que não, senão não precisaria de um artigo inteiro para falar sobre isso. Bastaria responder e pronto.

Esse artigo vai deixar por dentro do assunto qualquer interessado na resposta, além de revelar outros detalhes interessantes.

Ok, Mas E Aí? Crossfit É Recomendado Para A Terceira Idade Ou Não?

Claro que é! Aliás, o crossfit é recomendado para pessoas de qualquer idade, inclusive crianças e adultos! Pronto! Acabou o suspense! Já deu uma bela animada, não é?

Mas é melhor ir com calma. Não é só porque já descobriu o que queria que já pode sair por aí e praticar essa modalidade a torto e a direito.

Cuidados devem ser tomados, e isso vale para interessados em crossfit de qualquer idade.

Como O Público Da Terceira Idade Faz Aula De Crossfit?

No crossfit ninguém treina sozinho. As aulas são feitas em grupo. Isso já dá uma motivação muito grande e torna muito agradável a prática do exercício.

Para começar, os idosos fazem um treino de movimento de articulações por cerca de 15 minutos para aquecer, com o objetivo de desenvolver a flexibilidade. Fazer isso ajuda o praticante evitar lesões e permite que as articulações continuem saudáveis.

Já para treinar a força, os idosos fazem exercícios com rolamento e peso. O objetivo é frear a diminuição gradativa de massa muscular, força e densidade óssea.

A parte final fica por conta de um treino que pode ser feito mais rápido ou mais devagar, e cada praticante acompanha o seu próprio ritmo.

Resumindo: no crossfit para idosos é feito um aquecimento, um treino para dar mais força e saúde muscular e óssea e um treino condicionado para encerrar.

O Que O Crossfit Pode Oferecer À Saúde Dos Idosos?

Quem está na terceira idade, com certeza vai se interessar em benefícios à saúde como:

  • Pressão arterial reduzida;
  • Mais força;
  • Mais flexibilidade corporal;
  • Sistema cardiovascular melhor;
  • Densidade óssea melhor;
  • Mais resistência;
  • Bom humor;
  • Menos limitações para realizar tarefas simples do dia a dia.

O crossfit proporciona tudo isso e muito mais! Não importa se a idade está avançando a cada dia! Quem quiser envelhecer de forma saudável desfrutando dessas vantagens, praticar essa modalidade é um excelente caminho!

Quais Os Cuidados Que Os Idosos Devem Ter Ao Praticar Crossfit?

Existem três tipos de exercício no crossfit para idosos: empurrar, agachar e levantar. Mas de qualquer maneira, ele vai fazer os mesmos exercícios que pessoas de outras faixas etárias fazem.

A diferença está nos detalhes. O idoso que vai praticar crossfit repete menos vezes o exercício, pega peso mais leve e descansa mais tempo.

O treino é adaptado também para que não haja um exagero na intensidade dos exercícios. Isso é muito importante para evitar que o idoso sofra lesão durante a prática.

E por falar em lesão, é muito importante também que o idoso sempre faça os movimentos de forma correta, para não se machucar. Parece bobo e óbvio, mas lembrar disso não custa nada.

Por fim, uma avaliação clínica é fundamental para conhecer que capacidade física o interessado possui, mas isso deve ser feito antes de entrar de cabeça e começar a fazer crossfit.

Gostou de saber que o crossfit é recomendado para a terceira idade? Então fique ainda mais por dentro do assunto descobrindo outras informações!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *