Home / Aula de Zumba / A Zumba No Tratamento Da Hérnia De Disco

A Zumba No Tratamento Da Hérnia De Disco

A zumba no tratamento da hérnia de disco não é algo muito convencional, no entanto, aqueles que a praticam relatam que os resultados aparecem e são bem positivos.

Sendo a hérnia de disco um problema que acomete muitas pessoas, saber quais são as formas de tratá-la sem que haja a necessidade de remédios ou cirurgias é muito importante.

n tratamentos para tal quadro, mas poucos sabem da eficácia das aulas de dança. E quando há a possibilidade de cuidar da saúde e ainda se divertir, não há porque não fazê-lo!

Zumba no tratamento da hérnia de disco: como pode ajudar

Antes de tratar sobre os benefícios da zumba no tratamento da hérnia de disco é importante entender um pouco mais desse quadro que atinge muitas pessoas (principalmente depois dos 50 anos de idade).

A coluna vertebral possui várias vértebras e dentro delas há a medula espinhal. Entre essas vértebras há o que é chamado de discos, que são parecidos com a forma de um anel.

Esses discos são de tecido cartilaginoso, sendo assim, são fundamentais para evitar o impacto entre duas vértebras. O quadro de Hérnia de disco ocorre quando essas estruturas são desgastadas e saem do lugar, comprimindo os nervos.

O resultado disso são dores intensas na coluna. As causas são variadas, mas a predisposição genética é a maior delas, além de, claro, o envelhecimento.

Pessoas que possuem a predisposição à hérnia de disco devem se prevenir desde adolescentes e os exercícios físicos são grandes aliados nessa questão.

A zumba no tratamento da hérnia de disco pode, sim, trazer resultados promissores. Isso porque a dança é uma atividade física de baixo impacto e que consegue fortalecer as articulações.

Zumba no tratamento da hérnia de disco para casos mais graves

A zumba no tratamento da hérnia de disco é realmente uma alternativa, no entanto, há quadros muito graves de hérnia de disco e estes devem ser monitorados por um médico.

Em alguns casos é necessário realizar cirurgias, por exemplo. Mas a zumba pode entrar como tratamento para recuperação (após a liberação do médico responsável, obviamente).

O ritmo das aulas é muito importante, este deve ser intensificado aos poucos, pois não é recomendada uma aula muito intensa para aquelas pessoas que estão com incômodos nas costas e coisas do gênero.

O acompanhamento de um profissional qualificado é indispensável e ele deve estar ciente do quadro médico para saber lidar melhor e passar as atividades corretamente.

Outra alternativa interessante é mesclar as aulas de zumba com pilates, por exemplo, que é uma atividade muito boa para pessoas que estão passando por esse problema.

Outros benefícios da zumba

  • Perda de peso

Mesmo uma aula menos dinâmica de zumba pode queimar muitas calorias. A perda de peso também é benéfica para tratar a hérnia de disco, então o benefício é em dobro.

  • Ganho de massa muscular e tonificação

A tonificação muscular e o ganho de massa também são ótimos benefícios, pois dão mais sustentação estrutural ao corpo e isso retira um pouco da pressão nas vértebras.

  • Saúde física de maneira geral

Atividades físicas melhoram os sistemas cardiovascular, imunológico e respiratório. Além disso, previnem doenças relacionadas ao sobrepeso.

  • Benefícios à saúde mental

Atividades físicas fazem bem à saúde mental, amenizando sintomas de ansiedade, depressão e estresse.

  • Qualidade de vida

Exercícios físicos melhoram a qualidade de vida de maneira geral, principalmente para aqueles que sofrem de dores nas costas.

A zumba no tratamento da hérnia de disco é realmente algo promissor, mas é recomendado consultar um médico antes de praticar a atividade. Para mais informações, o blog da Pratique Fitness traz diversos artigos!

 

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *